Saúde

Servidores das UBSs serão qualificados

Samu iniciou o treinamento previsto para mil funcionários dos postos de saúde das zonas rural e urbana, no Instituto Educacional Dimensão

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pelotas pretende qualificar até o final do governo mil servidores vinculados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das zonas rural e urbana, por meio do Núcleo de Ensino Permanente (NEP). O treinamento já começou e tem por local o Instituto Educacional Dimensão, que passou a ser sede do NEP, através de Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a prefeitura.

O NEP é um projeto de aprendizado continuado do Samu, aprovado pelo Samu estadual, com o objetivo de qualificar e atualizar os funcionários das UBSs, inclusive os que não são ligados ao corpo técnico de saúde. Conforme explica a secretária Ana Costa, cada UBS tem na sua equipe médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, assistente social, odontólogos, agentes comunitários, oficiais administrativos e recepcionista. Todos, dentro da sua complexidade de ação, passarão pelo treinamento no Núcleo.

A ideia é capacitar todos dentro de um cronograma a longo prazo, que teve início pelas UBSs do interior. O NEP é ligado ao Samu, que utiliza a estrutura do Dimensão. “Antes não havia essa autonomia e as capacitações ocorriam fora de Pelotas”, explica Ana, ao observar que o Samu ganhou essa certificação do Estado ao ter seu projeto aprovado. O Dimensão entra na PPP com o espaço físico e os materiais.

Até o final do ano deve encerrar o treinamento com as equipes da colônia. Em 2018 se inicia a capacitação com os servidores das UBSs da zona urbana. Dos 2,7 mil funcionários vinculados à SMS, mil passarão por essa qualificação. São 13 UBSs na zona rural e 37 na urbana. O coordenador administrativo do Instituto Educacional Dimensão, Vander Machado, ressalta que a escola está no mercado há 29 anos e tem a preocupação de proporcionar retorno à comunidade. “É uma empresa particular, mas sempre parceira com outras para o ganho da comunidade local. É um orgulho fazer parte desse movimento”, enfatiza.

O coordenador-geral do Samu, Marcelo Rodrigues, é também professor do Dimensão, o que facilitou o estabelecimento da parceria para que o NEP fosse instalado na escola, que está em novas e amplas instalações, com salas e laboratórios maiores, com total acessibilidade, na rua Dom Pedro II, 855, onde as aulas aos servidores públicos são ministradas.

Rodrigues enfatiza que é muito importante qualificar o pessoal da rede de urgência e emergência. O Samu, com a cerificação obtida, está autorizado a qualificar inclusive funcionários da área da saúde de fora, como já ocorreu no Hospital-Escola (HE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e no Exército.

A proposta é estender o aprendizado à rede dos dez municípios regulados pelo Serviço, além de Pelotas: Pinheiro Machado, Piratini, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, Canguçu, Capão do Leão, Jaguarão, São Lourenço do Sul, São José do Norte e Arroio Grande.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Código de Trânsito Brasileiro vale para todos Anterior

Código de Trânsito Brasileiro vale para todos

Escolas de Rio Grande receberão a instalação de paineis solares Próximo

Escolas de Rio Grande receberão a instalação de paineis solares

Deixe seu comentário