História

Evento resgata Centenário da Revolução de 1923 em Pelotas

Homenagem, que ocorreu neste domingo (29), foi organizada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas

Foto: Italo Santos - Especial - DP - Evento faz parte de uma série de homenagens aos cem anos do acontecimento

Neste domingo (29), dia em que se completou cem anos da tomada de Pelotas pelas tropas do general Zeca Netto, acontecimento que marcou a Revolução de 1923, o evento Atos de Memória, organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas (IHGPel), reuniu palestrantes e dezenas de personalidades homenageadas para resgatar a história e fazer a entrega de moedas comemorativas em alusão ao Centenário da Revolução.

 
No Salão Nobre do Asilo de Mendigos de Pelotas (AMP), o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Miguel Frederico do Espírito Santo, e o Desembargador Militar e Corregedor Geral da Justiça Militar do Rio Grande do Sul, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, palestraram sobre os aspectos que permearam a invasão de Pelotas em 1923, ocorrida após a reeleição fraudulenta do presidente da então província do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros. Coquetel e sarau também completaram a tarde de atividades no AMP, que também arrecadou alimentos para o Asilo.


Na ocasião, foram homenageadas diversas instituições e descendentes de personalidades que fizeram parte dos acontecimentos de cem anos atrás, como familiares do Coronel Pedro Osório, do Major Francisco de Jesus Vernetti e do Marechal Setembrino de Carvalho. O momento fez parte de uma série de homenagens ao Centenário da Revolução, que serão finalizadas com dois grandes eventos nos dias 14 e 15 de dezembro, respectivamente no Castelo de Pedras Altas e no Teatro São Pedro, em Porto Alegre.


Saiba mais
Na segunda edição da Revista DP, uma reportagem especial sobre a invasão de Pelotas em 1923 traz em detalhes os fatos que levaram ao acontecimento, como foi a tomada de Pelotas pelas tropas de Zeca Netto e sua relevância para a história da cidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Os efeitos do desperdício de alimentos em Pelotas Anterior

Os efeitos do desperdício de alimentos em Pelotas

Pelotas realiza 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência Próximo

Pelotas realiza 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência

Deixe seu comentário