Praia

Fepam indica três pontos impróprios para banho no Laranjal

Além do monitoramento das águas, expectativas e reivindicações marcam a chegada do verão em Pelotas

Foto: Volmer Perez - DP - Para os comerciantes, a previsão é otimista

Por: Helena Schuster
[email protected]
(estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

A estação mais quente do ano já dá sinais de sua chegada em Pelotas, aumentando as expectativas e reivindicações para o veraneio na Praia do Laranjal. No entanto, para se refrescar, os veranistas precisarão estar atentos aos pontos próprios e impróprios para banho, monitorados pelo Projeto Balneabilidade, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Nesta sexta-feira, o primeiro boletim da temporada indicou três pontos impróprios para banho na Praia do Laranjal.

De todos os 90 pontos monitorados pelo projeto no Estado, apenas cinco pontos foram considerados impróprios esta semana, sendo três deles em Pelotas. No Balneário Valverde, no Trapiche, e no Balneário Santo Antônio, na rua Bagé, e na avenida Rio Grande do Sul, as águas foram consideradas impróprias para banho. No entanto, as placas sinalizadoras destes locais ainda não foram instaladas no Laranjal.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella, reconhece o problema. "É uma das nossas dificuldades. Entendemos que há um esforço na questão do tratamento do esgoto, para que, nos próximos anos, a gente tenha mais segurança", observa. Apesar disso, Bazanella estima que o impacto no turismo não é significativo. "O ideal seria ter 100% [das águas próprias], mas os veranistas buscam mais do que isso em nossa praia, então não acho que isso vá atrapalhar o turismo", observa.

O secretário reforça, ainda, que as expectativas são boas para o verão no Laranjal. Segundo ele, os últimos anos foram de muitos investimentos no bairro, principalmente em infraestrutura. Além disso, Bazanella também destacou a retomada do Festival Internacional de Música e a vasta programação esportiva e cultural da Estação Verão, em parceria com o Sesc, para o turismo no local. "Tenho muita convicção de que teremos um veraneio muito importante".

O que esperam os comerciantes
Para quem vive do comércio local, a chegada do verão é vista com diferentes olhos. Para Rodrigo Gonçalves, que atua no Centro Comercial Mar de Dentro, os fins de semana já têm sido de mais movimento e a expectativa é positiva. "É o primeiro verão sem restrições da pandemia, então temos muita esperança". Já os comerciantes Colmar e Silvia Fonseca estão mais receosos e pedem melhorias. "A expectativa não é tão boa assim. Acho que deveriam ter mais atividades culturais rotineiras, algo fixo, para que as pessoas já esperassem isso", comenta Silvia.

Além de mais atrações, outra reivindicação é o cuidado com a praça São Jerônimo, localizada aos fundos do Mar de Dentro. "Essa praça é linda, mas a Prefeitura não dá a mínima. Se não fosse a gente a limpar, estaria horrível", protesta Colmar. A necessidade é reforçada pelo comerciante Silvio Cardoso, que também atua no local. "Estamos fazendo nossa parte e gostaríamos que a praça fosse habitável e tivesse iluminação. Sabemos dos problemas e não ficamos só na crítica, mas mais pessoas poderiam participar disso a nível municipal".

O que diz a Prefeitura
A respeito da manutenção na Praça São Jerônimo, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) informou ao Diário Popular que, ainda na próxima semana, equipes serão enviadas para realizar o trabalho de roçado e limpeza. A Prefeitura afirmou, também, que as demandas de iluminação serão encaminhadas ao Departamento de Iluminação Pública (DIP).

Sobre a programação cultural, Gilmar Bazanella afirmou que, apesar de não haver atividades culturais relativas ao Natal e Ano Novo na praia, o verão será de intensa movimentação cultural na Estação Verão que contará, pelo menos, com apresentações culturais todas as sextas e sábados, a partir do início de janeiro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Um lugar para quem está na estrada Anterior

Um lugar para quem está na estrada

Incêndio no Taim é controlado Próximo

Incêndio no Taim é controlado

Deixe seu comentário