Programas sociais

Ida à UBS é exigência para manter Bolsa Família

Exames e verificação das vacinas são requisitos para 5,3 mil pelotenses

Paulo Rossi -

Mulheres de todas as idades e crianças com até sete anos estão sendo chamadas pela prefeitura de Pelotas aos postos de saúde para que façam o primeiro acompanhamento do ano para o programa Bolsa Família. O objetivo é verificar as condições de saúde, colocar em dia eventuais pendências e evitar a suspensão do benefício.

O rastreamento permanente do bem-estar e do desenvolvimento das crianças é exigência do governo federal para que as famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único recebam o auxílio do programa social. Conforme a Secretaria de Saúde (SMS), a presença em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) deve ocorrer pelo menos duas vezes por ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre.

“É preciso ir até o posto mais perto de casa para que se verifique as medidas, se faça a pesagem e confira se as vacinas estão em dia. O prazo se esgota no final de maio e caso alguém não compareça poderá haver bloqueio do benefício”, explica a nutricionista Rosane Ferreira da Silva, coordenadora do Bolsa Família na SMS. Cerca de 5.300 pessoas estão entre as que devem fazer o acompanhamento.

Quem já esteve em uma UBS fazendo os exames a partir de janeiro não precisa repeti-los, esclarece Rosane. Neste caso, com a verificação em dia, o retorno obrigatório será apenas a partir de agosto.

Movimento tranquilo nas UBS
Moradora da Vila Bom Jesus, Luciara Ramalho Xavier, 32, era a única beneficiária do Bolsa Família que fazia o acompanhamento na UBS do bairro na tarde de terça. Mãe de cinco meninas, foi até o local realizar a puericultura das três filhas mais novas: Luiza, dois meses, Maria Cecília, 2 anos, e Gabriela, 4 anos.

Apesar de ter ficado sabendo através das visitas feitas pelos agentes de saúde do bairro que precisava ir até o posto por conta do auxílio social, diz que o cuidado com a saúde das filhas não está ligado ao benefício em dinheiro. “Estou recebendo Bolsa Família há pouco tempo, mas antes mesmo disso eu fiz todo o pré-natal e cuidados das meninas direitinho. Sei que isso é importante para elas”, diz.

Enfermeira na UBS Bom Jesus, Alexandra Martins diz que a ida de casa em casa da equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) tem feito com que não haja tumulto e espera. “Cada unidade tem a sua organização para que todos sejam atendidos da melhor forma. Aqui estamos fazendo o acompanhamento agendado e tem sido tranquilo, nem se nota que está ocorrendo”, afirma.

O Bolsa Família
Pelotas tem atualmente 6.887 beneficiários do programa, número pouco menor que o registrado em fevereiro (7.033) e março (7.177). A variação é normal, conforme a Secretaria de Assistência Social (SAS), pois o recadastramento é obrigatório a cada dois anos, com entrada e saída permanente de famílias.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Alunos da UFPel pedem mais estrutura Anterior

Alunos da UFPel pedem mais estrutura

Postos de combustíveis de Pelotas viram alvo de operação Próximo

Postos de combustíveis de Pelotas viram alvo de operação

Deixe seu comentário