Obras

Igreja do Porto lança oficialmente projeto de restauração

Obras, que tiveram investimento de R$ 1,5 milhão, devem durar cerca de seis meses

Foto: QZ7 Filmes - Igreja é importante patrimônio arquitetônico, histórico e cultural da cidade

O projeto de resgate do patrimônio da Igreja Sagrado Coração de Jesus de Pelotas deu um passo importante na noite de sexta-feira. Com missa festiva e solenidade, foi lançado oficialmente o projeto de restauração da cobertura da igreja. Com investimento estimado em R$1,5 milhão, as obras devem iniciar na primeira semana de janeiro e durar cerca de seis meses.

Para além de um templo religioso, a igreja do Porto, como é popularmente conhecida, também é um importante patrimônio arquitetônico, histórico e cultural da cidade. Inaugurada em 1921, a centenária construção foi tombada pelo Estado e pelo Município por conta de sua importância. Desde 2020, quando a estrutura foi gravemente abalada pela passagem de um ciclone-bomba, a paróquia vinha em busca da concretização do restauro da cobertura do prédio. "É um momento de muita alegria porque agora se dá a largada oficial da consolidação da estrutura do tempo. Mais do que o restauro da beleza, é um salvamento da estrutura", celebra o pároco da igreja, padre Wilson Fernandes.

O padre destaca, ainda, a importância do local para seus frequentadores e vice-versa, já que a comunidade se manteve firme na busca de recursos para outras etapas da restauração dos espaços da paróquia. "Aqui se celebram batismos, casamentos. É a segunda paróquia mais antiga da cidade. São muitas memórias. Para nós é um momento de muita alegria", finaliza. A previsão é que, até fevereiro, as atividades continuem ocorrendo normalmente na igreja. Depois, com o avançar das obras, as celebrações passarão a ser realizadas no salão paroquial, espaço que também foi restaurado recentemente com recursos próprios.

Sobre o projeto

Garantir segurança ao prédio e resgatar o patrimônio arquitetônico e cultural. Esses são os principais objetivos do projeto. A arquiteta responsável, Simone Neutzling, explica que serão utilizados os materiais originais da construção para restaurar a cobertura. "Até então, na minha experiência profissional, tinha me deparado com a restauração de estruturas existentes. O diferencial da igreja do Porto é que não temos mais isso. É uma restauração de um objeto que não está mais lá. Vamos resgatar a estrutura, a geometria e os materiais originais", observa. Os materiais originais, ao longo do tempo, foram trocados por opções contemporâneas, que acabaram não garantindo a devida estabilidade à igreja.

A arquiteta destaca, ainda, que a importância do templo, tanto para a comunidade quanto para o patrimônio pelotense, torna o projeto, que vem sendo desenvolvido há alguns anos, ainda mais especial. "É quase uma ação de educação patrimonial por mostrar todo esse processo de restauro. A igreja do Porto é um marco visual e paisagístico e também é uma igreja onde a comunidade é muito atuante. Isso reforça muito a importância do projeto também", finaliza Simone.

Recursos

Todo o montante necessário para a realização do restauro já está garantido. O projeto, que é uma realização da Perene Patrimônio Cultural, foi viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), com patrocínio master da CMPC, patrocínio da Polisul Cerealista, Decorreias, Pra Casa Lorenzet e Brejeiro. A iniciativa também conta com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Por trás de quem faz a magia do Natal Anterior

Por trás de quem faz a magia do Natal

Alcoólicos Anônimos: o poder da conversa na luta contra o vício Próximo

Alcoólicos Anônimos: o poder da conversa na luta contra o vício

Deixe seu comentário