Atendimento social

Instituto de Menores celebra 99 anos de assistência à comunidade

Atividades comemoraram o aniversário e também marcaram início da programação alusiva ao centenário

Foto: Carlos Queiroz - DP - 320 crianças e jovens frequentam as mais diversas atividades oferecidas pelo Instituto

Nesta segunda-feira (3), o Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Imdaz) completou 99 anos de fundação, assistência e dedicação à comunidade pelotense. Ao som da banda Notas de Esperança, formada por alunos do Instituto, crianças, adolescentes e trabalhadores abraçaram simbolicamente o prédio em homenagem ao aniversário. Além do evento, uma missa na capela da instituição encerrou as atividades do dia e marcou a largada oficial das comemorações do centenário.

O Imdaz chega ao seu 99º aniversário com 320 crianças e jovens, dos quatro meses aos 18 anos de idade, frequentando as mais diversas atividades oferecidas. A diretora Patrícia Frank celebra o aniversário e, também, os frutos do trabalho diário. "É um projeto que a gente vê resultados. Diminuiu a violência, não escutamos falar de drogas aqui dentro, não vimos nenhuma gravidez inesperada acontecer. Está tudo dentro do que se espera de um projeto que lida com crianças e adolescentes. Cada dia é um sonho que não é nosso enquanto direção, e sim enquanto comunidade", comenta.

Enquanto 120 crianças são atendidas integralmente na Escola de Educação Infantil Dom Antônio Zattera, os demais são atendidos no contraturno escolar com alimentação e higiene garantida e diversas opções de atividades. "Eles têm atividades extraclasse de música, dança, taekwondo, reforço escolar, literatura. Para os adolescentes, temos oficinas de barbearia, corte de cabelo, corte e costura, para já colocá-los no mundo do trabalho", explica Patrícia. Para o futuro, a diretora conta que o sonho mais ambicioso é atingir a marca de 400 alunos, incluir turmas do 1º ao 4º ano escolar e chegar ao ano de 2025 oferecendo, também, todo o Ensino Fundamental.

Espaço de acolhimento e aprendizados
Para um dos clarinetistas da banda Notas de Esperança, Taylor, 12, a definição do papel do Imdaz na vida das crianças e jovens é simples: "É quem cuida de nós". O colega de banda, Henrique, 14, resume a instituição na palavra "solidariedade". Juntos, os jovens, que participam do Instituto há cerca de cinco anos, contam que, além da banda, o taekwondo está entre as atividades preferidas.

Já a vendedora Karina Zago, 33, divide a felicidade de ter um espaço tão importante para acolher a filha de 12 anos diariamente. "Minha filha ama. Além da banda, ela também faz luta. Ela está realizada e eu mais ainda. Eu trabalho o dia todo e ela ficava em casa sozinha para depois ir para o colégio e eu sabendo que ela está aqui, fazendo atividades até a hora do colégio, fico tranquila. É maravilhoso."

Um ano de comemorações
Além de comemorar o aniversário deste ano, as atividades desta segunda deram início a uma extensa programação alusiva ao centenário da instituição. "A missa na capela é em homenagem aos 99 anos e também dá a largada ao jubileu da solidariedade, que serão as comemorações dos cem anos. Todo mês vai acontecer algum ato simbólico em alusão ao centenário, sempre em prol da comunidade mais carente", conta Patrícia. Campanhas de arrecadação, desfile, passeio na praia, bicicletada e outros eventos compõem a programação. No dia 3 de julho de 2024, um grande espetáculo dos alunos no Theatro Guarany deve encerrar o ano comemorativo.


Como ajudar
Para atender as 320 crianças e jovens, o instituto sobrevive de doações e conta com parcerias com empresas e universidades da cidade. Doações de roupas, brinquedos, material escolar, produtos de limpeza e higiene são bem-vindos, com destaque para produtos muito utilizados diariamente no Instituto, como fraldas (tamanho G e GG), leite, bolacha e desinfetante. "A comunidade pode vir aqui nos visitar, compartilhar nosso trabalho nas redes sociais e ajudar como quiser", frisa a diretora.

- Telefones para contato: (53) 98403-0402 ou (53) 99903-0409
- Pix para doações em dinheiro: 92.238.138/0022-76 (CNPJ)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais acessibilidade para deficientes visuais por meio de cores Anterior

Mais acessibilidade para deficientes visuais por meio de cores

Programa Khan Academy é ampliado Próximo

Programa Khan Academy é ampliado

Deixe seu comentário