Luto

Morte da professora Beatriz Loner desola colegas da UFPel

Pesquisadora, que já estava doente, era referência em temas, como Abolição e Pós-abolição

Morre a professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Beatriz Ana Loner. A pesquisadora, que já estava doente, havia se aposentado em 2011, mas até o ano de 2015 atuava no Programa de Pós-Graduação em História como colaboradora.

Doutora em Sociologia, Beatriz foi responsável pela criação do Núcleo de Documentação Histórica (NDH), local de guarda de importantes acervos e de onde emergiram incontáveis projetos de ensino, pesquisa e extensão. A docente também contribuiu fortemente para a criação do mestrado em Ciências Sociais; atualmente mestrado em Sociologia

Beatriz Loner era referência em temas que envolviam prioritariamente História do Trabalho, Clubes Carnavalescos Negros, Trabalhadores e Literatura, Industrialização em Pelotas e Abolição e Pós-Abolição. Ao aposentar-se, ocupou cadeira como professora visitante na Universidade Federal de Santa Maria (FSM). 

Militante do movimento sindical, sempre esteve na vanguarda das lutas pelos trabalhadores e na valorização da profissão docente e do fazer universitário. Mesmo doente há alguns meses, mantinha contato com orientandos de pós-graduação e planejava novas produções científicas. Participava, atualmente, do projeto Afrodescendentes na Região Sul: biografias, trajetórias associativas e familiares, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Já hospitalizada, teve sua obra homenageada na Feira do Livro de Porto Alegre e, nas dependências do hospital, autografou Construção de classe: Operários de Pelotas e Rio Grande, em evento que contou com a participação de dezenas de admiradores. 

Em nota no site do Núcleo de Documentação Histórica, uma convicção - Beatriz Ana Loner, presente. A morte da professora representa enorme perda para a produção acadêmica no Rio Grande do Sul e deixa a equipe do NDH-UFPel desolada. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escolas municipais recebem manual de gestão da alimentação escolar Anterior

Escolas municipais recebem manual de gestão da alimentação escolar

Em defesa de uma nova Unidade de Conservação em Pelotas Próximo

Em defesa de uma nova Unidade de Conservação em Pelotas

Deixe seu comentário