Luto
Morte da professora Beatriz Loner desola colegas da UFPel
Pesquisadora, que já estava doente, era referência em temas, como Abolição e Pós-abolição
Morre a professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Beatriz Ana Loner. A pesquisadora, que já estava doente, havia se aposentado em 2011, mas até o ano de 2015 atuava no Programa de Pós-Graduação em História como colaboradora.
Doutora em Sociologia, Beatriz foi responsável pela criação do Núcleo de Documentação Histórica (NDH), local de guarda de importantes acervos e de onde emergiram incontáveis projetos de ensino, pesquisa e extensão. A docente também contribuiu fortemente para a criação do mestrado em Ciências Sociais; atualmente mestrado em Sociologia
Beatriz Loner era referência em temas que envolviam prioritariamente História do Trabalho, Clubes Carnavalescos Negros, Trabalhadores e Literatura, Industrialização em Pelotas e Abolição e Pós-Abolição. Ao aposentar-se, ocupou cadeira como professora visitante na Universidade Federal de Santa Maria (FSM).
Militante do movimento sindical, sempre esteve na vanguarda das lutas pelos trabalhadores e na valorização da profissão docente e do fazer universitário. Mesmo doente há alguns meses, mantinha contato com orientandos de pós-graduação e planejava novas produções científicas. Participava, atualmente, do projeto Afrodescendentes na Região Sul: biografias, trajetórias associativas e familiares, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Já hospitalizada, teve sua obra homenageada na Feira do Livro de Porto Alegre e, nas dependências do hospital, autografou Construção de classe: Operários de Pelotas e Rio Grande, em evento que contou com a participação de dezenas de admiradores.
Em nota no site do Núcleo de Documentação Histórica, uma convicção - Beatriz Ana Loner, presente. A morte da professora representa enorme perda para a produção acadêmica no Rio Grande do Sul e deixa a equipe do NDH-UFPel desolada.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário