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Novos semáforos seguem dividindo opiniões em Pelotas
Em dezembro do ano passado, os semáforos foram instalados em novos pontos espalhados pela cidade. Prefeitura aponta redução de acidentes
Foto: Jô Folha - Zerado. Dados da Prefeitura indicam que não houve acidentes na rótula da Fernando Osório desde a implementação dos semáforos
Por João Pedro Goulart
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(Estagiário sob supervisão de Lucas Kurz)
Naturalmente, alterações no trânsito geram dúvidas entre os condutores, principalmente no início, como foi visto em seguida que os novos semáforos entraram em vigor, em dezembro. No entanto, mesmo se passando quase um mês e meio desde que as colocações foram realizadas, o cenário atual está distante de obter uma opinião popular unânime quanto às mudanças no trânsito, enquanto isso, Prefeitura aponta que, desde a mudança na Fernando Osório, não houve mais registro de acidentes no local.
A reportagem do DP foi a este, um dos principais alvos de críticas, por entroncar três grandes avenidas: Fernando Osório, Salgado Filho e 25 de Julho, nas Três Vendas. Este é um dos pontos em que semáforos recém colocados pretendem tornar o deslocamento de veículos, na rotatória e nas vias, mais seguro, equilibrado e menos custoso em relação ao tempo de espera. Para o motorista aposentado João Guerra, 75 anos, a modificação solucionou os problemas que eram encontrados anteriormente no entroncamento, como a falta de acesso à rotatória para quem vinha pela avenida Fernando Osório. Ainda existem congestionamentos em horários de pico, mas justifica: “o trânsito todo é aqui, tudo que sai de Pelotas para Porto Alegre e tal… Tudo é por aqui”, afirma o motorista. “Havia indecisões. Tu entrava, o outro entrava… Os quatro tinham preferência para entrar na rótula. Agora ficou ótimo”, finaliza.
Em um posto de combustíveis naquela rótula trabalha o frentista Emerson Pereira. Por estar constantemente ao lado do cruzamento, conta que o grau de acidentalidade diminuiu indiscutivelmente. “Praticamente todo o dia tinha acidente”, apontou. Segundo ele, no sentido da segurança houve uma melhora considerável, pois anteriormente motos e carros avançavam na rotatória em momentos inadequados, causando colisões.
Mudanças dividem opiniões
Distante dali, no cruzamento entre Andrade Neves com Pinto Martins, também houve a colocação de um novo semáforo. Entretanto, a pauta discutida entre os moradores no local segue sendo a mudança feita na Fernando Osório. “Eu acredito que a função principal da rotatória já era adequada. Desrespeito ainda existe, mesmo com a sinaleira”, disse Cleiton dos Santos, 40 anos. Para ele, a mudança na realização do contorno para quem vem da Salgado Filho só dificultou mais o deslocamento na região, pois precisa passar duas vezes pelo semáforo. “A sinaleira bloqueia um pouco isso (falta de educação), mas o trânsito em si é prejudicado. Se todo mundo tivesse um pouco de empatia com o próximo, a rotatória teria função”, opinou.
O parecer da Prefeitura
Em resposta ao DP, o secretário de Transporte e Trânsito Flávio Al Alam, informou que a avaliação dos primeiros 45 dias com a presença de novos semáforos em Pelotas é positiva, considerando que todas as intervenções estão apresentando bom funcionamento. “Tanto a redução de acidentes, quanto a organização do trânsito e dos fluxos estão significativamente melhores”, afirmou o secretário.
Conforme a STT, houve uma diminuição expressiva dos acidentes no cruzamento entre as avenidas Fernando Osório, Salgado Filho e 25 de Julho, levando em consideração que dentro do período de 45 dias após as mudanças, ainda não foram registradas ocorrências de problemas no local. Os demais cruzamentos da cidade também apresentam reduções no número de acidentes, bem como uma maior tranquilidade no trânsito e, principalmente, mais segurança para os pedestres.
“A população tem se adaptado muito bem às novas alterações, destacando que, apenas nos primeiros dias após a mudança, houve intercorrências de transtorno. Hoje, os cruzamentos já funcionam de forma ordeira e tranquila”, completou. A STT estima que o tráfego de veículos possua normalidade completa sob as mudanças dentro de um período de 30 a 60 dias.
Quanto às reclamações de lentidão por parte dos motoristas logo quando ocorreram as mudanças, Al Alam diz que após as alterações o fluxo de veículos tem se mantido normal nos cruzamentos, com equilíbrio de tráfego para ambos os sentidos das vias. “Atualmente, entende-se que já não é mais necessário a busca por rotas alternativas para evitar congestionamentos”, completou.
Semáforos sem funcionamento
Ainda, na avenida Bento Gonçalves, cruzamento com a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, dois semáforos foram instalados, um ainda na Bento e outro na rótula, porém, não estão operando. Segundo a STT, a fim de garantir o funcionamento ideal dos equipamentos, os novos semáforos estão sendo submetidos a testes durante à noite. A expectativa é que até o fim de janeiro entrem em operação.
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