Região
Para continuar em crescimento
Atividades da 3ª Festa do Morango iniciam nesta sexta-feira, com comercialização itinerante
Jô Folha -
Iniciam-se nesta sexta-feira (1º) e vão até o próximo dia 17 as atividades da 3ª Festa do Morango. Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a edição de 2019 marca o terceiro ano da realização da festa. Os objetivos são aumentar a produção e manter a qualidade do produto. O ápice das festividades ocorre entre os dias 9 e 10, na Comunidade Redentor, situada no 9º distrito, em Monte Bonito. Nesses dois dias, ocorrem shows, premiações e a comercialização do morango.
Com uma oferta maior, a meta é estimular o consumo. Além das programações especiais dos dias 9 e 10, a festa contará também com feiras itinerantes espalhadas pela cidade por um ônibus da SDR, adaptado para transporte e venda da fruta. O veículo irá circular para comercializar o morango e divulgar a festa - o roteiro está sendo finalizado e poderá ser acessado no site da prefeitura www.pelotas.gov.br.
Pelotas vem em uma crescente de produção da fruta. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, a produção duplicou nos últimos três anos. O cultivo é desenvolvido por 140 famílias. "Para nós, vai muito além das festividades. Somos uma cidade que está crescendo na comercialização da fruta, duplicamos a produção. Justamente por esse fator, realizamos a festa como um meio de estimular o consumo", destacou Seidel.
Mais investimento, melhores frutos
O crescimento na produção da fruta vem acompanhado de investimentos em tecnologia. Cada vez mais, as famílias têm buscado aprimorar a produção do morango, com a compra de estufas, possibilitando a produção em um sistema semi-hidropônico. Este modelo de plantio assegura maior qualidade à fruta, pois permite menor uso de agrotóxicos e possibilita adubagem através da água. A rainha da festa, Valentina Schilim, e a princesa Daniela Duarte, em visita ao Diário Popular, na tarde desta quinta-feira, mostraram os resultados deste modo de produção e distribuíram frutas à equipe do Jornal.
Valentina disse que tem uma relação especial com o morango e acompanha a modernização da produção. A família da soberana trabalha há dez anos com o cultivo. "Eu estou muito feliz em poder ser rainha do evento. Sempre ajudei minha família na produção. Percebo que tem melhorado bastante a valorização do morango e é muito gratificante para mim poder participar desse processo e da festa" afirmou a rainha.
O morango pelotense tem sido reconhecido e são estabelecidas cada vez mais negociações com outras cidades da Região Sul do país. A industrialização da fruta deve ser um passo, no futuro próximo, já que a venda in natura é o principal canal de escoamento atualmente. "Comercializamos com Santa Maria, Rio Grande e estamos alinhavando para vender para Santa Catarina também. Queremos, através da feira, mostrar para todos que aqui se produz morango de qualidade" explicou Seidel.
O secretário revelou que nesta quinta também foi fechada mais uma parceria para dar visibilidade à fruta. O Shopping Pelotas deve disponibilizar, a partir da próxima segunda-feira, um espaço destinado à comercialização do morango.
Premiações
No fim de semana dos dias 9 e 10, haverá disputa entre as 16 famílias produtoras. O desafio será apresentar o maior morango e a fruta com maior teor de açúcar. Os vencedores serão contemplados com uma homenagem da organização da festa. No sábado, dia 9, a programação começa às 14h e no domingo, às 9h. Não há cobrança de ingresso, apenas o estacionamento que tem taxa R$ 12,00.
Onde comprar
Pontos fixos
- Largo Edmar Fetter (Mercado Central) - Desta sexta até o 16 de novembro. Nos dias 9 e 10, a banca não será instalada - nem no dia 15, em razão do feriado
- Rua 7 de Setembro esquina General Osório - De segunda a sexta-feira
- Rua 7 de Setembro esquina 15 de Novembro - De segunda a sexta-feira
- Rua General Neto esquina Andrade Neves - De segunda a sexta-feira
- Shopping Pelotas - Diariamente
- Big - Diariamente, à exceção de terça-feira
- Passeio Ismael Simões Lopes, defronte à praça Coronel Pedro Osório - De segunda a sábado
- Avenida Adolfo Fetter, no trevo - De segunda a sábado
- Avenida Dom Joaquim, nas proximidades do Parque Esportivo Gonzaga - Sábado e domingo.
Pontos itinerantes
- Laranjal - Sábado, dia 2
- Laranjal - Domingo, dia 3
- Avenida 25 de Julho, nas Três Vendas - Segundas-feiras, dias 4 e 11
- Guabiroba - Terças-feiras, dias 5 e 12
- Avenida Duque de Caxias - Quartas-feiras, dias 6 e 13
- Cohab Lindoia - Quintas-feiras, dias 7 e 14
- Laranjal - Sexta-feira, dia 15
- Baronesa - Domingos, dias 3 e 17
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário