Religiosidade

Pelotas ganha Ermida em homenagem à Nossa Senhora do Horto

Cerimônia contou com romaria, missa, flores, balões e pombas brancas

Jô Folha -

Pelotas ganhou mais um templo para manifestação da fé. Inaugurou na tarde deste domingo (26) a Ermida de Nossa Senhora do Horto, na localidade de Retiro, às margens da BR-116. A cerimônia foi marcada por romaria, missa e depoimentos sobre intervenções da santa. Às 15h12min, sob o som de sino e salva de palmas, o céu recebeu balões brancos. Três pombas - em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo -, lançadas ao alto, transformaram-se em símbolo da paz.

Ao presidir o ato e abençoar a Ermida, Dom Jayme Chemello fez chamamento à reflexão: "Este será mais um espaço para que as pessoas possam pensar na vida, para colocá-la aos pés de Jesus". Durante a caminhada, pequenos cartazes, expressavam as várias formas de reverenciá-la: Rainha dos apóstolos, Mãe do Salvador, Virgem clemente, Consoladora dos filhos. E, claro, era momento de também expressar convicções de que Ela estará ao lado, como auxílio aos cristãos, saúde aos enfermos e causa das alegrias.

Um ambiente para louvar a fé
O local foi totalmente revitalizado. A Ermida, erguida em pedra, fica junto à área de antiga Capela, rebatizada. Agora, ao invés de se chamar São João Batista, rende homenagem à Nossa Senhora do Horto - Casa de Maria. "Queremos que este espaço se torne incentivo à espiritualidade, em um momento que as pessoas estão tão presas a questões materiais", ressaltou o empresário Sérgio Abreu Neves, grande idealizador do espaço, ao conduzir o evento deste domingo.

Para tornar o local ainda mais convidativo ao público, duas grutas - de Nossa Senhora Aparecida e de Nossa Senhora de Lourdes - passaram por restauração e, juntas, as três imagens prometem alimentar as manifestações de fé. A expectativa é de que a Ermida vire ponto turístico. Em breve, o lugar deve ganhar sinalização especial e panfletos devem ser preparados para distribuição aos hotéis.

"Tudo concorre para termos um lugar escolhido por Deus", enfatiza Vera Oliveira, catequista de adultos da Paróquia da Luz. E, ao conversar com o Diário Popular volta a memória a novembro do ano 2000, quando um acidente de trânsito deixou o filho Juliano em coma. Com múltiplas fraturas. Desenganado. Hoje, ao vê-lo saudável, arquiteto, não tem qualquer dúvida. "Foi um milagre". Ainda em coma, ao abrir os olhos, a família mostrou a imagem de Nossa Senhora do Horto ao jovem, então com 19 anos. "Foi ela que o trouxe de volta à vida". Agora, em devoção, Juliano envolveu-se na elaboração dos projetos para tornar o sonho de Sérgio Neves realidade.

Visite!
A Ermida fica no KM-523 da BR-116, em Pelotas, próximo à indústria da Josapar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Proposta pode multar quem não liga o esgoto à rede Anterior

Proposta pode multar quem não liga o esgoto à rede

Consun debate o impacto dos cortes na UFPel Próximo

Consun debate o impacto dos cortes na UFPel

Deixe seu comentário