Fomento
Pelotas quer atrair mais turistas
Parceria entre Sebrae e prefeitura quer criar opções de novos roteiros, entre outras ações voltadas ao setor
Jô Folha -
Formatar novos roteiros turísticos para ampliar o fluxo de visitantes na cidade e o faturamento do comércio local. Este é objetivo do projeto Pelotas Turismo Cultural, uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a prefeitura. Diversas atividades estão sendo planejadas e executadas junto aos profissionais dos setores de turismo e da alimentação - este último está recebendo uma atenção especial.
Uma das principais ações para integrar os empresários é a criação da Associação dos Serviços de Alimentação da Costa Doce. Formada com o apoio do Sebrae e da prefeitura, a união visa ao fortalecimento do ramo e ao incremento do número de turistas na cidade. De acordo com o presidente Gabriel de Oliveira, a associação irá permitir a concretização de ações conjuntas como criação de eventos coletivos, programas de fidelidade e benefícios aos clientes, além de um aplicativo para organizar as informações. Fazem parte da sociedade desde docerias até bares e restaurantes.
Outras ações de integração também estão sendo organizadas, como a formação de um banco de recursos humanos. Palestras sobre a reforma trabalhista e assuntos de interesse dos associados também serão oferecidas. Reduzir custos e aumentar o faturamento é outro objetivo da associação. Para isso, os empresários já pensam em realizar compras coletivas.
A associação conta com o apoio das Redes de Cooperação, programa do governo do Estado em parceria com universidades. Em Pelotas, é a UCPel quem presta auxílio às redes. A ideia do projeto é gerar instrumentos de apoio à inovação e à cooperação das empresas gaúchas por meio de parcerias. Em relação à associação da alimentação, foi a prefeitura quem buscou o Sebrae e o apoio do Estado para constituí-la. Hoje, 17 empresas fazem parte dela e há a possibilidade deste número aumentar. Interessados em participar podem entrar em contato com o presidente Gabriel de Oliveira, pelo telefone 99173-1836.
A força da história do município
Uma grande demanda vista pela prefeitura foi a do turismo cultural na cidade. "Pelotas tem mais prédios com características arquitetônicas tradicionais do que muitas cidades da Europa", frisa Gabriel de Oliveira. A história do município é outro fator que pede mais exploração turística. A ideia do Pelotas Turismo Cultural é prestar consultoria e realizar diagnósticos de gestão em micro e pequenas empresas que sejam estratégicas para o desenvolvimento do turismo na cidade. Cinquenta estabelecimentos fazem parte do projeto iniciado em maio e que deve durar até o fim de 2019.
A criação de rotas turísticas também faz parte da iniciativa. Uma delas é o Pelotas EmCantos, um roteiro de turismo gastronômico realizado em parceria com a agência Terrasul e com o Expresso Quindim. O projeto é um passeio temático que integra três restaurantes da cidade em cada noite e dura cerca de três horas e meia. Cada um dos estabelecimentos oferece algum prato de acordo com o tema da vez. As saídas são agendadas diretamente com a agência, na banca 64 do Mercado Central.
Além dele, está em fase de elaboração a Rota das Charqueadas. Segundo Jussara Argoud, gestora de projetos de turismo do Sebrae, a ideia é contar a história da cidade desde a época do charque, integrando as charqueadas à cidade. O papel fundamental do negro no desenvolvimento do município será destacado durante o roteiro. Integrantes da comunidade negra pelotense foram convidados a participar da montagem os passeios.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário