Prevenção

Prefeitura inicia vacinação dos cães da Associação Rural

Imunizantes protegem contra zoonoses como leptospirose, cinomose, hepatite infecciosa, parvovirose e parainfluenza

Foto: Maria Eduarda Lopes - Divulgação Ascom - Atualmente, o local é abrigo de mais de 300 cachorros abandonados ou oriundos de áreas de risco de alagamento no município

A Prefeitura de Pelotas iniciou na sexta-feira (24) a vacinação dos cães acolhidos na Associação Rural de Pelotas (ARP). Os dois mil imunizantes, provenientes de doações da Associação Comercial de Pelotas (ACP) e da distribuidora Diamaju Agrícola (Anta Gorda/RS), combatem a raiva e mais quatro cepas de leptospirose, cinomose, hepatite infecciosa, parvovirose e parainfluenza.

Atualmente, o local é abrigo de mais de 300 cachorros abandonados ou oriundos de áreas de risco de alagamento no município. Conforme o secretário de Qualidade Ambiental (SQA), Eduardo Schaefer, a imunização em massa minimiza a transmissão de doenças, principalmente em aglomerações, como é o caso da Associação. “É importante frisar que, antes da vacinação, os animais passam por uma triagem que visa o controle sanitário básico, através do monitoramento de possíveis ecto e endoparasitas”, destacou.

O mutirão de vacinação contou com a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), SQA e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), além de veterinários voluntários.

Voluntários

Principal abrigo para animais no município, a ARP conta atualmente com cerca de 30 voluntários trabalhando diariamente - chegou a ter 120. Diante dessa queda, a Prefeitura busca voluntários para auxiliar na limpeza, construção e manutenção de baias, cuidado com a alimentação, água e passeio dos animais.

Para se tornar voluntário é preciso se cadastrar pelo e-mail [email protected] e informar nome, contato (telefone/WhatsApp) e disponibilidade de horário. Também é possível ir diretamente ao local ou entrar em contato pelo WhatsApp.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O pouco que mudou na Colônia Z-3 Anterior

O pouco que mudou na Colônia Z-3

Casal adapta embarcação para uma vida flutuante na Z-3 Próximo

Casal adapta embarcação para uma vida flutuante na Z-3

Deixe seu comentário