Doação

Santa Casa precisa de doações de sangue

Banco de Sangue depende principalmente de doações voluntárias

Gabriel Huth -

O Serviço de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas constantemente precisa de doações. Nos últimos meses, o número de doadores baixou. A demanda é grande, já que a instituição é responsável pelo fornecimento de sangue para o Hospital Escola HE-UFPel, Miguel Piltcher, Clinicanp, Beneficência Portuguesa, além da própria Santa Casa. O principal tipo sanguíneo requisitado é o negativo, porém todos são necessários. Durante o mês de novembro, será realizada uma campanha para comemorar Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 25, e incentivar o ato.

A enfermeira Margareth Noremberg afirma que, há alguns anos, o Banco chegava a receber mil doações por mês. Hoje, o número baixou consideravelmente: são 650. Entre 30 a 50 pessoas passam por lá diariamente, mas o número ideal de doadores é 60. Os habitantes de outras cidades que vão até à Santa Casa passar por procedimentos encontram mais dificuldades, já que é difícil levar acompanhantes que doem sangue para eles. Por isso, a principal fonte é a doação voluntária. O administrador do hospital, Mario Pontes Luz, explica que a necessidade "sempre existe" e é grande, pois é preciso manter os estoques cheios.

O Banco de Sangue funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Para doar, é preciso apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (carteira de identidade, trabalho ou motorista) e ter entre 16 e 69 anos. Menores precisam estar acompanhados de um responsável legal. Estar descansado, alimentado (sem ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h) e pesar no mínimo 50kg também é necessário. É realizado um procedimento de pré-triagem, para verificar os sinais vitais, e uma entrevista individual. A rotina do paciente deve ser informada, para que a vida do doador e quem recebe o sangue não seja prejudicada. Para homens, o intervalo entre as doações deve ser de 60 dias; mulheres, 90.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Um dia dedicado  aos mestres Anterior

Um dia dedicado aos mestres

Projeto Bouquet do Amor completa 37 anos de solidariedade Próximo

Projeto Bouquet do Amor completa 37 anos de solidariedade

Deixe seu comentário