Prevenção

Saúde está em campo no primeiro Liraa de 2018

Liraa tem o objetivo de diagnosticar o grau de infestação predial pelo mosquito

Desde segunda-feira, 42 agentes da Secretaria de Saúde (SMS), do Programa de Combate ao Aedes, estão em campo trabalhando no primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (Liraa) de 2018. O encerramento das visitas está agendado para sábado, se não houver contratempos (chuva em excesso). O mosquito é o causador da dengue, da zika e da chikungunya.

Todas as áreas da cidade estão mapeadas para receber agentes. A Coordenação de Combate ao Aedes solicita que a população facilite as visitas às residências e que ligue para os telefones (53) 3284-7753 e 3284-7759, no caso de dúvidas, recomenda o coordenador do Programa, biólogo Marco César Noguez Bastos.

O Liraa tem o objetivo de diagnosticar o grau de infestação predial pelo mosquito. A cidade foi dividida em 12 estratos e, em cada região, cerca de 430 imóveis são visitados. Mais de cinco mil endereços serão examinados pelos agentes.

O Levantamento é realizado duas vezes por ano, independentemente do trabalho realizado pelas equipes de combate ao Aedes, que é permanente o ano inteiro. Os agentes estão identificados com crachá.

Colabore
A água limpa e parada é o ambiente propício para o desenvolvimento das larvas do mosquito Aedes aegypti. Para prevenir, a Saúde recomenda que pneus sejam guardados em locais fechados ou sejam furados caso fiquem na rua; caixas d’água devem ter tampa específica ou cobertura com lona; garrafas devem ser armazenadas com o gargalo virado para baixo; latas vazias devem ser furadas e amassadas; pratos de vasos de plantas devem conter areia; piscinas devem ter água tratada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pelotas recebe medicação para HIV-Aids

Mais de mil pessoas vacinadas em duas semanas Próximo

Mais de mil pessoas vacinadas em duas semanas

Deixe seu comentário