Solidariedade

Sicredi dobra o valor arrecadado em campanha nacional para o Rio Grande do Sul

Até o momento, já foram arrecadados R$ 10 milhões

Foto: divulgação - Foram destinados 1,7 mil kits de higiene, 1,7 mil toalhas de banho e rosto, 1,7 mil edredons e 1,7 mil travesseiros

Reafirmando o compromisso de apoio e solidariedade, o Sicredi dobrará cada real recebido por meio do pix da Fundação Sicredi em apoio ao Rio Grande do Sul. Até o momento, R$ 10 milhões já foram recebidos nessa iniciativa em nível nacional, que teve início no dia 3 de maio.

Esses recursos estão sendo destinados às cooperativas e utilizados de diferentes formas, de acordo com a necessidade de cada município, por meio da compra de mantimentos e de materiais necessários, focados na reconstrução das regiões atingidas. Interessados em participar podem enviar suas doações, de qualquer valor, para a chave pix [email protected], em nome de Fundação Sicredi.

Desde o início das enchentes que assolaram o RS, o Sicredi também vem cooperando com ações de organização, com apoio de parceiros, de 16 centros de distribuição de donativos, que já receberam 97 caminhões com cargas de roupas, alimentos, água potável, produtos de higiene, itens para camas, entre outros. Os donativos têm sido destinados a abrigos, escolas, hospitais, Defesa Civil do RS e comunidade em geral.

A instituição também colaborou com a Defesa Civil gaúcha que atua no Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil (Codec), no apoio à operacionalização de um assistente automatizado de atendimento ao cidadão, entre outras ações das cooperativas em suas áreas de atuação. Mais ações podem ser conferidas em www.sicredi.com.br/site/ajuders/.

“Todas as iniciativas do Sicredi de apoio ao povo gaúcho concretizam um dos pilares do cooperativismo que é a solidariedade, unindo esforços para enfrentar cenários desafiadores. Há mais de 120 anos fomentamos o desenvolvimento local e regional e, com certeza, estaremos juntos na reconstrução do nosso estado”, reforça o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.


Conheça as ações locais da Cooperativa Sicredi Interestados

A diretoria executiva, o conselho de administração da Cooperativa, as assessorias da Sede Administrativa e os gerentes dos municípios atingidos diretamente e que estão na área de ação da Cooperativa Sicredi Interestados (Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul, São José do Norte e Arambaré), têm trabalhado juntos para mapear as necessidades dos atingidos e criar um plano de ação.

Segundo o Diretor de Negócios Daniel Peglow, “observamos que a crise já apresenta algumas fases e para as quais precisaremos agir de forma distinta”. Foram destinados 1,7 mil kits de higiene, 1,7 mil toalhas de banho e rosto, 1,7 mil edredons e 1,7 mil travesseiros. A Central Sicredi Sul/Sudeste enviou três carretas para os municípios de Rio Grande, Pelotas e São José do Norte, contendo alimentos, água e materiais de limpeza a serem entregues pelas agências Sicredi dessas cidades aos órgãos oficiais locais.

O Conselho de Administração autorizou a utilização de até quatro milhões de reais para aquisição de bens duráveis a serem destinados as famílias comprovadamente de baixa renda. Os gerentes dos municípios atingidos irão atuar junto a esses órgãos para identificar e fazer a entrega dos produtos diretamente quando essas famílias retornarem às suas casas, na perspectiva de auxílio a aproximadamente 1 mil famílias.  

Outro investimento da Cooperativa na fase de reestruturação foi a parceria criada com o IFSul das cidades de Pelotas e Rio Grande. Pela iniciativa, o Sicredi vai arcar com a compra das peças e o IFSul irá oferecer mão de obra gratuita para recuperar os eletrodomésticos afetados pelas águas.  

O Diretor Daniel ainda informa sobre as operações de crédito e os pedidos de prorrogações de operações de crédito dos associados. “No agronegócio, seguiremos todas as portarias e resoluções do governo, inclusive para liquidações de operações. Estamos criando e estruturando a operacionalização de uma linha de crédito especial e para as prorrogações de crédito consignado orientamos os nossos associados a fazerem a solicitação nas suas agências, através do atendimento presencial."

Conforme o Diretor Executivo, Edson Carlos Marques, “estamos todos muito empenhados para minimizar os impactos das enchentes aos associados e às comunidades e o nosso maior objetivo é de estar atento ao uso dos recursos para que possamos ajudar pelo tempo necessário a recuperação de cada segmento de associados e da nossa sociedade.”

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sala de Situação completa 20 dias em operação Anterior

Sala de Situação completa 20 dias em operação

Após período de chuvas, buracos se multiplicam em Pelotas Próximo

Após período de chuvas, buracos se multiplicam em Pelotas

Deixe seu comentário