Obras

Trecho da duplicação da BR-116 será assumido pelo Exército

Conclusão de toda a duplicação é de 60,7%

Paulo Rossi -

O Exército Brasileiro confirmou a participação em dois lotes nas obras de duplicação da BR-116. Serão em torno de 50 km que foram abandonados há cerca de dois anos pela empreiteira contratada, em processo de recuperação judicial. A informação foi confirmada pelo Coronel Bênio, do 4º Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul de Porto Alegre. O acordo já está confirmado, porém ainda não foi oficializado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e o Exército. A previsão é finalizar o ano com as obras em andamento. 

Segundo informações do Dnit, a questão ainda é tratada entre técnicos e o Exército, que realizou um estudo técnico para comprovar a viabilidade da intervenção. "Precisa terminar. É uma necessidade econômica, da população e do Estado", manifesta o coronel Bênio. A execução será do 1º Batalhão Ferroviário de Lages, em Santa Catarina. 

A questão agora depende apenas da formalização do termo de execução. O batalhão tem feito obras rodoviárias inclusive na BR-116 próximo à fronteira com Santa Catarina, além de em outros estados. A empresa contratada para o serviço enfrenta problemas judiciais e não tem mais condições de dar prosseguimento à obra. O contrato com a empreiteira deve ser rompido pela autarquia. A estimativa é de em torno de R$190 milhões para concluir os dois lotes. 

Contorno de Pelotas
No contorno de Pelotas, é o local onde as obras estão mais avançadas. Dividido em dois lotes, a extensão da obra é de aproximadamente 23 quilômetros. O primeiro já está liberado para trânsito na região entre a Ponte do Retiro e a Ponte sobre a Barragem Santa Bárbara. O outro, até o Canal São Gonçalo encontra-se em obras com conclusão de 78%, segundo análise do Dnit. Até o final deste ano, o viaduto entre a BR-392 e avenida Duque de Caxias deve ser liberado para trânsito. 

O outro viaduto entre a BR-392 e avenida Viscondessa da Graça, no acesso ao município através do bairro Simões Lopes, a previsão inicial era para a obra ter sido entregue até julho, o que não foi possível devido às condições climáticas. O novo prazo fixado pelo Dnit é setembro deste ano. 

A duplicação
Ao todo, desde 2012 foram investidos aproximadamente R$ 800 milhões. Em março, previsão era de terminar o ano com 65% da obra conclusa. Hoje, porcentagem está em 60,7%, segundo o próprio departamento. O único trecho já liberado para o uso de motoristas é no contorno de Pelotas. Assinado em 2012 com previsão de conclusão para 2015, são 211 quilômetros no total para serem duplicados.

Para a conclusão, o Dnit estima que sejam ainda necessários cerca de R$545 milhões. O Dnit evita estimar uma data para o término da obra, que depende da liberação de recursos do governo federal.

Situação de cada trecho

1 - Guaíba
Empresa: Constran S/A - Construções e Comércio
Situação atual: 62,3% executado - contrato paralisado desde janeiro/2017. Sem previsão de entrega.

2 - Barra do Ribeiro
Empresa: Constran S/A - Construções e Comércio
Situação atual: 70,5% executado - contrato paralisado desde agosto/2016.Sem previsão de entrega.

3 - Entre Barra do Ribeiro e Sentinela do Sul
Empresa: Ivaí Engenharia de Obras S/A
Situação atual: 64% executado - contrato paralisado desde julho/2016.Sem previsão de entrega.

4 - Entre Tapes e Camaquã
Empresa: Consórcio Trier - Ctesa
Situação atual: 55,5% executado - contrato em andamento

5 - Entre Camaquã e Cristal
Empresa:Consórcio Brasília Guaíba - Ribas
Situação atual: 43,1% executado - contrato em andamento

6 - Entre Cristal e São Lourenço do Sul
Empresa: Consórcio Pelotense - CC
Situação atual: 50,3% executado - contrato em andamento

7 - São Lourenço do Sul 
Empresa: Sultepa Construções e Comércio Ltda.
Situação atual: 51,1% executado - contrato em andamento

8 - Entre São Lourenço do Sul e Turuçu
Empresa: SBS Engenharia e Construções S/A.
Situação atual: 77,22% executado - contrato paralisado desde julho/2017. Sem previsão de entrega.

9 - Entre Turuçu e Pelotas
Empresa: Consórcio MAC - Tardelli
Situação atual: 75,6% executado - contrato em andamento em ritmo lento

Percentual Total Executado - 60,7%

Contorno de Pelotas:

1 - Entre Ponte do Retiro e Barragem Santa Bárbara
Empresa: Consórcio HAP-CONVAP
Situação: todo trecho liberado ao tráfego de veículos em pista dupla.

2 - Entre Barragem Santa Bárbara e Canal São Gonçalo
Empresa: Consórcio Contorno
Situação: em obras, com aproximadamente três quilômetros liberados ao tráfego de veículos em pista dupla.
Executado: 78%

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