Clima
Vêm aí muita chuva e vento
Meteorologia alerta para a formação de um ciclone extratropical que deverá atingir grande parte do Sul do país nesta sexta-feira
Leandro Lopes -
Desde esta quinta-feira (23) os mapas climatológicos alertam para a forte chuva que se espalha por todo o Sul do Brasil. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) os maiores volumes de chuva registrados em 24 horas, até as 10h de quinta, foram de 52 mm em Dom Pedrito (RS), 41 mm em Lages (SC), 36,6 mm em Tramandaí (RS), 31 mm em Bagé (RS) e 30,8 mm em Ivaí (PR). De acordo com o portal Climatempo, a população deve se preparar para mais chuva e ventania nesta sexta.
Segundo os meteorologistas, a formação de um ciclone extratropical no mar, próximo à costa do Sul do Brasil, vai causar tempo severo entre o Nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a grande Porto Alegre, o litoral e a serra gaúcha, além de parte de Santa Catarina. Climatempo alerta para chuva forte e volumosa, muitos raios e ventos fortes, com rajadas que poderão atingir 100 km/h, em todas estas áreas. A chuva terá potencial para causar alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de encostas.
Além disso, o vento forte constante no oceano vai causar grandes ondas que atingem a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O mar fica muito agitado e há risco de ressaca em todo o litoral gaúcho e Litoral Sul catarinense, com ondas que podem chegar a três metros.
Depois da água, o frio
Depois de toda a chuva desta sexta-feira, uma grande massa de ar frio vai gelar o Sul do Brasil no fim de semana. Há expectativa de geada no sábado e no domingo. Uma forte massa de ar frio de origem polar avança sobre o Brasil nos próximos dias e faz a temperatura baixar muito em áreas do Norte, do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do Brasil. Esta massa de ar polar é mais forte do que a que passou sobre o país na semana passada. Desta vez, há previsão de frio abaixo dos 10°C, sensação térmica também abaixo de 10°C no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, geada e muitos recordes de frio até o domingo.
Durante a passagem dessa massa de ar frio, todas as capitais das regiões Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Cuiabá devem registrar novos recordes de baixa temperatura para 2019. Os recordes podem ser de menor temperatura na madrugada e à tarde.
Clima em Pelotas
Sexta-feira
Máx.: 17ºC
Min.: 6ºC
Sábado
Máx.: 19ºC
Min.: 2ºC
Domingo
Máx.: 22ºC
Min.:6ºC
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário