Atendimento

59 profissionais do Mais Médicos atuarão em municípios da Zona Sul

Número é referente à primeira chamada do programa; Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória lideram em vagas contempladas

Foto: Carlos Queiroz - DP - Unidade Simões Lopes está entre as que receberão mais médicos

Divulgado pelo governo federal, o resultado do primeiro edital de seleção do programa Mais Médicos aponta que, das 752 vagas aprovadas para a Região Sul do País (RS, SC e PR), 59 delas serão preenchidas em 15 Municípios da Zona Sul do Estado. Em Pelotas, 14 profissionais estão atuando em dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) desde a última semana. Já em Rio Grande, das 11 vagas aprovadas para a cidade, quatro profissionais se apresentaram para a ocupação.

Para os dois municípios, o preenchimento dos postos significa uma diminuição no déficit de médicos para o atendimento na rede básica de saúde. Com o propósito de combater a falta de profissionais, Pelotas havia solicitado 20 médicos, número que completaria todo o quadro da atenção primária. Contemplado com seis vagas a menos do que o necessário, a escassez atual diminuiu para dez médicos. Os 14 profissionais estão lotados nas UBSs Monte Bonito, Virgílio Costa, Barro Duro, Vila Princesa, Cerrito Alegre, Dunas, Simões Lopes, Navegantes, Arco Íris e Loteamento Osório.

Segundo município no ranking de adesão ao programa na Zona Sul, Rio Grande obteve o teto de cargos disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Dentre os médicos que já estão designados a trabalhar, todos serão distribuídos em quatros UBS (Aeroporto, São Miguel, Barra e Ilha da Torotama), sendo um para cada unidade. Ainda são aguardados mais sete profissionais para fechar o quadro do programa. Estes passarão por uma capacitação em Brasília, para depois assumirem as vagas.

Assim como Rio Grande, Santa Vitória do Palmar também alcançou o número máximo de vagas demandadas ao programa. Contemplado com oito profissionais, seis já estão atuando no Município. A particularidade da cidade é que, para suprir o déficit na atenção primária, foram contratados médicos uruguaios, possibilidade existente por se tratar de uma zona de fronteira. No entanto, o governo federal não reconhecia a atuação dos profissionais devido à falta do registro do Conselho Regional de Medicina e Santa Vitória tinha que custear as contratações. Neste sentido, as vagas ocupadas por cidadãos da cidade vizinha serão substituídas por especialistas do programa, regularizando assim a situação administrativamente.

Desconto no FNS
Presente em encontro da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em Brasília, o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e prefeito de Chuí, Marco Antonio Barbosa (UB), explica que dentre as pautas da reunião esteve a nova forma de custeio do Mais Médicos. De acordo com o representante, foi ressaltado aos prefeitos a informação de que, ao aderir ao programa, os valores referentes ao salário e benefícios como vale-alimentação e hospedagem serão descontados dos repasses do Fundo Nacional de Saúde (FNS). "Que o município já saiba que vai ter um desconto para que já previsse isso no orçamento", relata.


Municípios da Zona Sul e vagas preenchidas
Pelotas: 14
Amaral Ferrador: 2
Arroio Grande: 1
Chuí: 1
Arroio do Padre: 2
Capão do Leão: 3
Cerrito: 2
Jaguarão: 2
Pedro Osório: 1
Pinheiro Machado: 3
Piratini: 2
Santa Vitória do Palmar: 8
São José do Norte: 4
São Lourenço do Sul: 3
Rio Grande: 11

Os números no País
Conforme o Ministério da Saúde, a partir do primeiro edital 4.107 profissionais do Mais Médicos irão atuar na atenção primária à saúde em todo o País. Todas as vagas ocupadas na primeira chamada foram preenchidas por profissionais dos perfis 1 e 2. O perfil 1 engloba médicos formados em instituições de Ensino Superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Já o perfil 2 é composto por médicos brasileiros com habilitação para exercício da medicina no exterior.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Zona Sul tem 18,8 mil habitantes a menos, aponta Censo 2022 Anterior

Zona Sul tem 18,8 mil habitantes a menos, aponta Censo 2022

Sem luz, moradores de Rio Grande protestam Próximo

Sem luz, moradores de Rio Grande protestam

Deixe seu comentário