Oportunidade

Último dia de prazo para renegociação de dívidas em Rio Grande

Programa prevê descontos de até 80% sobre juros e multas caso o pagamento seja à vista

Foto: Lucas Kurz - DP - Programa busca regularizar créditos tributários e não-tributários do Município

Por João Pedro Goulart
[email protected]
(Estagiário sob supervisão de Lucas Kurz)

Nesta quinta-feira (30) é o último dia do prazo do Programa de Recuperação de Créditos Tributários e Não-Tributários de Rio Grande (Refis) 2023. O programa, lançado pela Prefeitura Municipal de Rio Grande em setembro deste ano, pretende oferecer a oportunidade da renegociação de pendências financeiras com o Município aos devedores. Pela Lei 8.643/2021, todos os contribuintes que desejam liquidar débitos junto à Secretaria de Município da Fazenda (SMF) até o dia 30 de novembro de 2023, podem se favorecer do programa.

De acordo com o Secretário da Fazenda de Rio Grande, Edes Andrade, se o cidadão tem alguma dívida, o Refis é a oportunidade de se regularizar. "O programa é destinado a promover a regularização de créditos tributários e não-tributários do Município, de origem administrativa ou judicial, decorrentes de débitos de contribuintes e responsáveis tributários, pessoas físicas e jurídicas, relativos a tributos municipais e a outros débitos não tributários, constituídos até a data da adesão ao programa, inscritos ou não em dívida ativa", explicou o secretário.

Modalidades de parcelamento

O refinanciamento de dívidas chegou a oferecer o desconto de 100% em cima de multas e juros para os pagamentos à vista, porém, de acordo com o secretário, o prazo para adquirir este desconto já foi superado no dia 31 de outubro. No entanto, ainda existem outras reduções de valores disponíveis aos contribuintes com dívidas a quitar. No caso de pagamento à vista, o cidadão ainda pode obter o desconto de 80% sobre multas e juros. Se o valor da dívida for dividido em seis parcelas, o desconto sobre multas será alterado para 60% e sobre juros, 70%. Conforme tabela disponibilizada pela SMF, os débitos poderão ser parcelados em até 48 vezes. Confira:

Pagamento Desconto Prazo

À vista 100% juros e multa Até 31/10*
À vista 80% juros/multa Até 30/11
Até 6 vezes 70% juros e 60% multa Até 30/11
Até 12 vezes 50% juros e 40% multa Até 30/11
Até 24 vezes 30% juros e 20% multa Até 30/11
Até 48 vezes 15% juros e 10% multa Até 30/11

*prazo vencido

Como conseguir o benefício

Para aderir ao Refis, no caso de pagamento à vista, a negociação pode ser feita presencialmente na Secretaria da Fazenda de Rio Grande, localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 201, ou no site da Prefeitura, em riogrande.atende.net/cidadao. Os horários de funcionamento da secretaria são das 9h às 11h e das 13h às 17h. Os parcelamentos serão realizados apenas presencialmente. Ainda, é possível entrar em contato com o WhatsApp do departamento para mais informações: (53) 99991-8263.

Refis em Pelotas

O Município de Pelotas realizou Refis nos anos de 2018, 2021 e 2022. Segundo o Secretário da Fazenda, Cristian Kuster, no ano de 2023 a Prefeitura recebeu um apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) devido à realização de dois Refis consecutivos. Este apontamento orienta o Município a tomar outras medidas de cobrança e recuperação de crédito. "Um conjunto de medidas para melhorar a receita, evitar a inadimplência e sonegação e estimular a economia está em elaboração e será anunciada em breve", revelou o gestor.

Para o secretário, os Refis levam em consideração uma série de fatores dos inadimplentes, tais como: valor das parcelas, número de dias em atraso, reincidência etc. Somente com a montagem desse perfil é que se constrói um modelo de refinanciamento condizente com as características locais. "Sem o Refis, estamos trabalhando num projeto de recomposição mais permanente e estrutural de débitos do inadimplentes com a prefeitura, que será anunciado em breve", garantiu.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Animais são encontrados mortos no litoral Anterior

Animais são encontrados mortos no litoral

Santa Casa de São Lourenço passa por dificuldades financeiras Próximo

Santa Casa de São Lourenço passa por dificuldades financeiras

Deixe seu comentário