Abertura

Com 14 times e uma vaga em jogo na Copa do Brasil, Troféu Rei Pelé começa nesta quarta

Ao contrário de outros anos, tradicional Copinha da FGF será disputada em meio a outras competições. Pelotas prioriza Série A-2

Foto: Carlos Queiroz - DP - Na edição passada, Lobo caiu para o Passo Fundo na semifinal

Começa nesta quarta-feira (21) mais uma edição - a 19ª - da tradicional Copinha da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Chamado neste ano de Troféu Rei Pelé, o campeonato costumeiramente disputado nos últimos meses da temporada agora tem o pontapé inicial antecipado. O Pelotas terá 13 adversários em busca do título, que dá vaga na Copa do Brasil 2024.

É a primeira vez que a abertura do torneio acontece antes de agosto e, consequentemente, vários clubes precisarão dividir atenções com outras competições - caso do próprio Áureo-Cerúleo. No grupo C, o Áureo-Cerúleo enfrentará Novo Hamburgo, Grêmio e Real, de Tramandaí. O Noia ainda está na Série D, praticamente sem chances de avançar à segunda fase na chave A8, mesma do Brasil, e é, inclusive, o rival do Pelotas na estreia, na próxima quarta-feira, às 15h, na Boca do Lobo.

Já o Tricolor usará jogadores do time sub-20 na Copinha, podendo também apostar em nomes menos utilizados por Renato Portaluppi entre os profissionais. O Real, algoz do Lobo na edição de 2018, e o São Borja, trabalham de olho na Terceirona Gaúcha, prevista para começar em setembro, e poderá aproveitar a fase inicial do Troféu Rei Pelé como preparação.

Na Boca do Lobo, foco é outro

Em contato com a reportagem, o gerente de futebol do Pelotas, Roger Bauer, ressalta o que outros representantes do clube já disseram: o principal objetivo do Áureo-Cerúleo em 2023 não é a Copinha, e sim o retorno à elite estadual. Por isso, ao menos ao longo da primeira fase, o técnico Wiliam Campos dará oportunidades a nomes de menor minutagem na Série A-2.

"A nossa prioridade é sempre o acesso. No caso a gente vai, jogo a jogo, definir quem vai pro jogo da Copinha. Os atletas que estão disponíveis, algum atleta que tenha tomado cartão, algum atleta que não venha jogando o Acesso, aí sim. Mas os que vêm jogando atualmente a gente vai preservar", confirma o dirigente.

Segundo ele, podem ser inscritos atletas até um dia antes da estreia, com no máximo três jogadores ainda considerados amadores integrando a lista. Conforme trouxe matéria do DP na última quarta-feira (14), o lateral-esquerdo Lucas Rodrigues, o lateral-esquerdo e meia Samuel Bitencourt, o zagueiro e volante Endrew da Costa, o zagueiro Nicolas Jardim e o extrema Erick Soares treinam com o plantel principal e podem ganhar espaço. Eles são da categoria sub-20, recém-reativada.

Sem suporte financeiro

Ao contrário da Divisão de Acesso, competição que conta com auxílio econômico da FGF custeando receitas como viagens e arbitragem, os participantes do Troféu Rei Pelé não terão esse benefício. Todos os gastos serão quitados pelos clubes, o que torna o campeonato oneroso para o Pelotas, confirma Roger Bauer.

"Teve competições anteriores aí em que foi meio deixado muito à vontade e, até pelo placar elástico de alguns jogos, deu muita confusão", exemplifica o gerente de futebol.

Transmissão

A FGF TV, via O Bairrista, transmitirá novamente a Copinha. O anúncio feito nesta terça indica que todas as partidas do torneio serão veiculadas de modo gratuito na plataforma. Basta acessar este site e fazer o cadastro.

A competição

Na primeira fase, todos os times se enfrentam entre si nas chaves, em turno e returno. Avançam às quartas de final os dois primeiros colocados de cada grupo, mais os dois melhores terceiros - por aproveitamento, já que o grupo B tem quatro equipes e os demais cinco. Os mata-matas ocorrem em ida e volta até a decisão.

O campeão garante lugar na Copa do Brasil, mas o Grêmio não conta, pois já está classificado via Gauchão. O Juventude, que também usará time de base na Copinha, tem grande chance de disputar o torneio nacional no próximo ano, afinal ficou em quinto no Estadual e depende de que apenas um da dupla Gre-Nal confirme vaga na Libertadores 2024.

Dos 14 clubes do Troféu Rei Pelé, somente o São Luiz deve ter este campeonato como único do resto da temporada. Além do Pelotas, Inter-SM, Monsoon, Passo Fundo e União Frederiquense disputam a Série A-2; o São José está na Série C do Brasileirão; Aimoré e Novo Hamburgo vivem fase final da primeira fase da Série D; Novo Horizonte, São Borja e Real participarão - provavelmente - da Terceirona; e Grêmio e Juventude terão competições de base.

Grupo A: Aimoré, Novo Horizonte (de Esteio), Inter-SM, Monsoon e São José
Grupo B: Juventude, Passo Fundo, São Luiz e União Frederiquense
Grupo C: São Borja, Grêmio, Novo Hamburgo, Pelotas e Real

Troféu Rei Pelé
1ª rodada

Grupo A
Quarta (21), 15h | São José x Inter-SM
Quinta (22), 15h | Aimoré x Monsoon
Folga: Novo Horizonte

Grupo B
Quarta (28), 15h | Passo Fundo x União-FW
Sábado (1º), 15h | Juventude x São Luiz

Grupo C
Quarta (21), 19h | Novo Hamburgo x São Borja
Quinta (22), 15h | Grêmio x Real
Folga: Pelotas

Campeões da Copinha
2004: Esportivo
2005: Novo Hamburgo
2006: Grêmio (time B)
2007: Caxias
2008: Pelotas
2009: Inter (time B)
2010: Inter (time B)
2011: Juventude
2012: Juventude
2013: Novo Hamburgo
2014: Lajeadense
2015: Lajeadense
2016: não foi disputada
2017: São José
2018: Avenida
2019: Pelotas
2020: Santa Cruz
2021: Glória
2022: Juventude

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após empatar no Bento Freitas, Brasil volta a disputar “mini-Gauchão” Anterior

Após empatar no Bento Freitas, Brasil volta a disputar “mini-Gauchão”

Evânio Tavares deve renunciar ao cargo de presidente Próximo

Evânio Tavares deve renunciar ao cargo de presidente

Deixe seu comentário